Aldo Clécius


Preto, LGBTQIA+, nordestino e ativista social. Pós-graduado em marketing e moda, mestrando em administração, é trendhunter, professor, consultor em negócios da moda, colaborativos, diversos e economia circular. Premiado pela Lei Adir Blanc pelo trabalho de inclusão e diversidade e empreendedorismo na área de economia criativa e moda.

Founder do @movimentomcm (Moda Contemporânea Mineira de promoção de economia local, sustentável e inclusiva). Na área de moda, trabalha para ampliar as discussões e oportunidades para grupos LGBTQIA+, pessoas com deficiência, negros e combate a gordofobia e o ageismo.

Com 20 anos de experiência de marcado e acadêmico, já criou e coordenou pós-graduação, Organizou e foi co-autor de 02 livros multidisciplinares, Olhares Contemporâneos, Vol I e II na área de comunicação, moda, cinema, cultura e arte. Atualmente finaliza pós-graduações em Gestão de Pessoas e Coaching e pós-graduação em Cultura afro-brasileira.

Beto Reis


Homem, educador, pesquisador, criador e coordenador, há dez anos, do projeto de extensão Una-se contra a LGBTfobia, três vezes condecorado com o Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Mestre em Comunicação pela UFMG. Assessor de comunicação para ONGs e coletivos de BH e região.

Já foi o professor universitário responsável por disciplinas como “Comunicação e Diversidade”, “Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero” e “Jornalismo, ética e diversidade”. Integra o comitê Incluir, do Centro Universitário Una. Já deu mais de 50 palestras sobre diversidade e inclusão em empresas, escolas, faculdades e ONGs.

Patrícia Martins


Designer Organizacional e Facilitadora para Transformação Cultural dos negócios. Prepara pessoas e empresas para viver o Futuro do Trabalho envolvendo Propósito, Significado, Diversidade e Integralidade. Psicóloga, Consultora e Empreendedora traz para as organizações conhecimento, experiência e sensibilidade para ler o contexto, a cultura e as necessidades do atual cenário.

Psicóloga pela UFMG, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Gestão no Mundo Contemporâneo pela FIA/USP, Formação em Liderança Sociocrática e Autogestão. Co-Founder do RH Experience. Com atuação na área de Designer organizacional, Cultura, Propósito, Autogestão e Diversidade.

Samara Barbosa


Filha de nordestinos e mãe atípica da Antonia. Educadora e cofundadora da Diversifica, parceira da agente de inclusão digital Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Coordenadora do curso de pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações em parceria com o Instituto Anima. Consultora na área de qualidade, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes. Possui experiência de mais de 15 anos na área de educação, passando pela sala de aula, gestão acadêmica e educação corporativa.

Mestre em Engenharia de Produção com experiência em projetos de Inovação e Educação. Pós-graduada em Training of Trainers pela Universidade de Tampere (Finlândia).